Minimalismo : Use TODAS as roupas e coisas que você tem.


Essa semana eu fui no Centro e acabei dando uma passada numa loja de fast fashion para olhar as novidades, para quem é novo aqui, devo dizer que estou em um projeto de ficar um ano sem compras,e nesse projeto eu só posso comprar peças de roupa que estão na minha Whishlist.

Para quem não sabe o que é wishlist, se trata de uma lista de desejos onde você ( depois de analisar tudo que tem) lista as coisas que quer comprar, gosto de lembrar que serão compras conscientes.

Para fazer essa lista eu fiz o destralhe, seguindo o método do livro a mágica da arrumação da Marie Kondo, então se você leu o livro deve saber que eu tirei todas as roupas do meu guarda roupas e após vesti-la me perguntei se aquela peça de roupa me trazia alegria ao usar, ou não. 

É assustador como a gente compra coisas por impulso, é assustador como muitos de nossos sonhos são realizados tarde por que a gente gasta nosso dinheiro com coisas que só desejávamos momentaneamente e depois deixamos de usar. Após analisar todo meu guarda roupas, fiz uma lista com peças que eu realmente precisava e gostava e me mantenho nela. Quando vejo uma dessas peças e tenho a oportunidade de comprar, eu compro por que sei que é um investimento, é uma peça que não ficará parada em meu guarda roupas.

Estou fazendo o projeto de um ano sem compras e nesse projeto é liberado comprar apenas coisas que eu preciso, e é incrível como eu tenho sido disciplinada em minhas compras. 
Uma das coisas que mais me ajuda quando me deparo com uma peça que gosto muito é me perguntar :


  • - Eu preciso disso ?
  • - Eu realmente vou sempre usar isso ?
  • - Essa peça faz parte do meu estilo pessoal, ou estou só comprando porque todo mundo tá usando?
  • - E a parte que eu mais faço, deixo a peça na loja e volto para casa para ver se continuo pensando naquela peça, se eu esquecer é por que eu realmente só ia comprar por impulso.


Outra coisa que me ajuda muito a não sair por aí comprando coisas, é toda semana olhar meu guarda roupa e separar as peças que não estou usando e me desafiar a usa-la na semana ou mês.
Isso faz arte do projeto AGORA VAI, onde eu vou pondo a suo tudo que tenho que está parado e aí vou decidindo o que fazer com aquela peça ou objeto.
Muitas vezes vejo que aquela peça não me trás alegria, ou não combina mais comigo, então passo para frente, outras vezes encontro novos usos para a peça, e outras vezes jogo no lixo mesmo.


Por fim, minhas ultimas considerações:


  • Ser minimalista  não é decidir viver com menos apenas para economizar dinheiro,mas  é viver com intenção em tudo que a gente faz, e cada dia que passa faz menos sentido para mim gastar meu dinheiro para viver uma vida tenho várias coisas que não uso e que não me trazem alegria.



  • Olhar semanalmente as coisas que comprei e não usei, me deixa mais consciente de minhas futuras compras.



  • Ainda estou longe de ter o guarda roupa consciente que quero,mas tenho a paz de ha um ano não me arrepender de nada que comprei observando minha wishlist.

  • Quanto menos coisas você tiver, menos tempo gastará tendo que arruma-las, consequentemente terá mais tempo livre para fazer as coisas que você gosta.


  • Leia mais sobre meu projeto um ano sem compras aqui  :

https://guriag3.blogspot.com.br/2017/01/1-ano-de-compras-e-1-ano-sem-compras.html




Por fim, quero te encorajar a olhar suas coisas e pôr-se a usa-las para descobrir se elas ainda devem te pertencer ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas